Sobre o grupo Estupenda

A Estupenda Produção Cultural, organização não governamental sem fins lucrativos, é um coletivo formado em 2005 por Artistas e Arte educadores, a maioria mulheres, que acreditam que todo ser humano é capaz de apreciar, discutir e produzir uma obra de arte. O grupo desenvolve projetos visando democratizar a arte, com a realização de espetáculos, filmes, oficinas e projetos culturais, sempre priorizando a população de baixa renda como realizadores, atores ou expectadores das produções.

 

Ao longo de seus 15 anos de atividade, destacam-se projetos como:

 

Troca de Experiências Artísticas e Reinserção – TEAR: uso da metodologia do Teatro do Oprimido, cinema, teatro, música, pintura, idealizado por Augusto Boal para adolescentes em conflito com a Lei submetidos a medidas socioeducativas em locais de privação de liberdade, com vistas a ajudar na reinserção social destes jovens em suas comunidades no momento de seu regresso.

 

“Aqui tem... Acolá também!”: leva espetáculos com o objetivo de fomentar discussões que estimulem o olhar crítico das crianças e professores da periferia de Brasília, por meio da realização de oficinas, apresentação de espetáculo e bate-papos nas escolas.

 

“Nó na Garganta”: tem como tema principal o Bullying, com enfoque na violência física e verbal vivenciadas no âmbito escolar. Esses projetos são realizados a partir de patrocínios de linhas de Apoio a Cultura mantidas por empresas públicas ou por órgão de governo, como os Correios ou a Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Portfólio do Grupo Estupenda Trupe