O projeto TEAR - Troca de Experiências Artísticas e Reinserção nasceu em 2013, na cidade de Planaltina após sermos contemplados em um edital do Fundo de apoio a Cultura em 2012. Iniciamos cheios de expectativas e ansiosos pela experiência de estar dentro de uma unidade de internação e em sua comunidade facilitando uma oficina de Teatro do Oprimido.
Durante a experiência de 12 meses na unidade de internação e no grupo da comunidade de Planaltina convivendo com os adolescentes e com o diverso público da cidade, aprendemos muito. Nos surpreendemos positivamente, mas também tivemos que aprender a lidar com nossas frustrações, aprender a dar tempo. Conseguimos realizar algumas mostras artísticas e perceber que pequenas mudanças de comportamento dos participantes da cada oficina eram uma grande conquista, e uma semente plantada.
Finalizamos a experiência modificados e fortalecidos para lutar por ambientes menos opressivos através de nossos projetos, da nossa arte. Algum tempo se passou , e neste ano de 2019 retomamos o TEAR ANO II, mas agora em outra unidade e comunidade localizada em São Sebastião. A volta do projeto após alguns me faz perceber a evolução e o reflexo dessa maturidade na condução dos procedimentos e nos resultados das oficinas. Finalizamos o 1 módulo das oficinas e iniciaremos agora uma nova etapa.
Seguimos juntos.
Por Alana Ferrigno
コメント