FICHA TÉCNICA

 

Produção: Estupenda Produção Cultural

Produção Executiva: Pedro Paulo Borges

Direção: Tiago Nery

Elenco: Alana Ferrigno, Carlos Valença, Luciana Amaral.

Músico Convidado: Kadu Viva

Iluminação: Manu 

Figurino: Roani Vieira

Cenário: O Grupo

Fotografia: Alexandre Fortes

Filmagem e Edição: Rafael Morbeck

Arte: Wallace Deo

Texto: O Grupo

Classificação Indicativa: 12 Anos

Duração do Espetáculo: 1h

 

 

 

 

 

 

Nó na Garganta

 

Com direção de Tiago Venusto Nery o espetáculo “Nó na Garganta” tem como tema principal o Bullying, com enfoque na violência física e verbal vivenciadas no âmbito escolar. Apesar de serem muitas vezes consideradas brincadeiras de criança, essas agressões deixam sequelas graves em quem é o alvo. O mais profundo reconhecimento disso, se deu a partir da coleta de depoimentos reais, feita pelos artistas durante o processo de construção do espetáculo.

 

A montagem questiona questões muitas vezes veladas, de pessoas que sofrem violência física ou moral repetidas vezes, em determinados núcleos sociais que excluem o diferente e as minorias. A maioria das vezes o problema não se restringe só a escola mas também ocorre em casa, no trabalho e na internet, o denominado Cyber

Bullying.

 

Em cena Alana Ferrigno, Carlos Valença e Luciana Amaral se revezam em personagens opressores e oprimidos e suas relações complexas. Somos todos luz e sombra!

 

O ponto de partida para a montagem se deu em 2013 quando o grupo lançou seu projeto denominado TEAR (Troca de Experiência Artísticas e Reinserção) que consistiaem dar aulas de teatro do oprimido em uma Unidade de Internação localizada em Planaltina (UIP). Nestas instituições as relações de opressão são mais latentes e anecessidade de se falar sobre esse tema também.

 

O espetáculo teve sua estreia em Dezembro de 2014 , e ficou em cartaz na Sala Adolfo Celi, de 19 a 21 de dezembro. Para a montagem o grupo contou com  o patrocínio dos Correios e Telégrafos e o apoio do FAC- Fundo de Apoio a Cultura e Secretaria de cultura do Distrito Federal.