top of page
Buscar
  • Foto do escritorProjeto TEAR

Ensaiando para a vida


No Teatro do Oprimido trabalhamos com exercícios, jogos e técnicas teatrais. Seus objetivos são a democratização dos meios de produção teatral, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo. Dentre as técnicas, montamos uma cena de Teatro Fórum. Uma cena baseada em fatos reais, na qual personagens opressores e oprimidos entram em conflito na defesa de seus objetivos, porém, o personagem oprimido fracassa. Neste momento a cena é encerrada e abrimos um diálogo para o público estimulando-o a entrar em cena no lugar do opressor buscando alternativas para o problema encenado.

Para chegar na montagem da cena fórum, não é muito simples, exige todo um preparo através de jogos e exercícios para que os participantes se sintam confortáveis em compartilhas histórias reais. Este processo é bem catártico, pois muitas das histórias contatas se complementam, ou são bem semelhantes. Gera uma empatia muito grande entre o grupo e uma conexão se estabelece a partir deste momento.

Histórias de machismo, violência e assédio estão cada vez mais presentes nos exercícios, fato que nos demonstra que temos muito e muito trabalho pela frente. É necessário cada vez mais falar sobre esses temas, dialogar, levantar possibilidades e estratégias para minimizar esses acontecimentos, é necessário ensaiar para a vida.


Por Carlos Valença

Patrocínio: FAC - Fundo de Apoio à Cultura do DF

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page