top of page
Buscar
  • Foto do escritorProjeto TEAR

O que é o projeto TEAR?


Criado em 2013, o projeto TEAR é voltado para adolescentes autores de ato infracional. Nossa metodologia é integralmente baseada no Teatro do Oprimido, idealizado por Augusto Boal. O projeto, que em 2019 será realizado dentro da Unidade de Internação de São Sebastião – UISS, é composto por 2 oficinas de 12 semanas cada, sendo 2 para 30 jovens internos e outras 2 oficinas em São Sebastião para 30 familiares de internos e ex-internos da UISS, assim como para a comunidade em geral. Após a finalização de cada oficina, serão realizadas 4 Mostras Públicas de Resultados, 2 na UISS e 2 na Administração de São Sebastião, com Exposição de Produtos Artísticos da Estética do Oprimido.


O projeto TEAR só se tornou possível com o financiamento FAC - Funde de Apoio à Cultura do DF e pelas pessoas que generosamente apoiam o projeto. Este ano, levaremos o projeto para a Unidade de Internação de São Sebastião.


Quem somos nós?

O grupo teatral Estupenda Trupe, formado em 2005 por artistas e arte-educadores, é um grupo que acredita que todo ser humano é capaz de apreciar, discutir e produzir uma obra de arte. Os quatro membros somos bacharéis em arte, com diversas especializações e cursos de pós-graduação em educação. Temos certificação como multiplicadores do Teatro do Oprimido.

O grupo desenvolve projetos visando democratizar o acesso à arte, por meio da realização de espetáculos, oficinas e projetos culturais. Para o segundo semestre de 2018, a agenda da Estupenda inclui a realização de projetos socioeducativos como:

a circulação de teatro nas escolas do DF para adolescentes, para quem desenvolvemos o espetáculo Nó na Garganta sobre bullying, e a realização de oficinas em unidades de internação, para o que desenvolvemos o projeto TEAR – Troca de Experiências Artísticas e Reinserção.


Como criamos nossos projetos:

Cada projeto desenvolvido pela Trupe é criado com base em pesquisas em papers acadêmicos, diversas entrevistas com os mais variados perfis envolvidos na realidade que queremos abordar e processo criativo sob orientação de pedagogos externos contratados especificamente para cada projeto.


Temos orgulho em primar pela qualidade do trabalho que levamos aos públicos com mais dificuldade em ter acesso à arte.


Por: Tiago Nery


Patrocínio: FAC - Fundo de Apoio À Cultura do DF

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page