top of page
Buscar
  • Foto do escritorProjeto TEAR

Reformulando a bandeira


Este exercício se divide em três momentos.

Primeiro momento, reproduzir a bandeira do Brasil tal como ela é. Discutir sobre o que ela representa, o que representa cada estrela, cada forma geométrica, cada cor.

Segundo momento, discutir sobre se essa bandeira me representa, se representa o meu Brasil. Reproduzimos então a minha bandeira do Brasil.

Terceiro momento, reproduzir em conjunto uma bandeira de como eu gostaria que fosse o meu Brasil.


O entusiasmo no exercício foi maravilhoso, todos participando das discussões de forma sincera. Um participante levantou a questão da representatividade, onde está a representação do povo negro? E do povo indígena? Disse outro participante. Neste momento refletimos sobre quem fez a bandeira do Brasil, que povo ele quis retratar, e, ao mesmo tempo, discutimos sobre onde anda a representatividade do povo indígena e da população negra. Agora imagina levantar uma discussão dessa dentro de uma unidade de internação...


Outro ponto de destaque na discussão foi sobre as riquezas naturais retratadas na bandeira, quem usufrui dessas riquezas??? Pra onde vai todo o minério, todo o ouro retirado das terras brasileiras? Um jovem levanta e comenta que não entende como um País tão rico em minérios é tão pobre. Discutimos então sobre a distribuição de renda, o sistema econômico em que vivemos e outro modelos econômicos.


Um simples exercício foi possível levar a grandes discussões, a participação de todos foi riquíssima, um dia extremante proveitoso, valioso, gratificante, um sopro em nossos corações para continuar com este projeto.


Por Carlos Henrique Valença

Patrocínio: FAC - Fundo de Apoio à Cultura do DF

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page